Trabalho do Câmpus ESEFFEGO e aprovado e apresentado pelo Professor Vicente Dalla Dea, no II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, em Natal - RN. O Congresso foi organizado pela UFRN e teve o apoio de outras universidades federais. Abaixo o resumo do trabalho apresentado e os nomes dos autores:
A legislação brasileira garante o direito das pessoas com deficiência na participação na Educação Física Escolar, no entanto sem formação docente esse direito não é efetivado. Esse trabalho tem como objetivo apresentar a arte circense como elemento do estágio supervisionado da Universidade Estadual de Goiás – Eseffego na Educação Física realizado na Pestalozzi – Unidade Renascer, na cidade de Goiânia/GO. Como referencial teórico apresentamos autores que abordam a Educação Física Inclusiva, legislação e artes circenses. As intervenções foram realizadas por estudantes de Educação Física para educandos com deficiência intelectual e outras deficiências, ou seja, com deficiências múltiplas. Utilizamos para tanto as atividades circenses como meio de socialização entre os educandos, bem como forma de aprimoramento dos aspectos motores globais. Dessa forma destacamos, o lúdico e a “fantasia” presente no circo como forma de desenvolvimento e aprimoramento de aspectos motores, intelectuais e também sociais. Concluímos que a experiência no estágio pode colaborar para que os acadêmicos em formação e em contato com as teorias possam relacioná-las com suas práticas nas intercessões e se tornarem professores mais inclusivos ressignificando seus cotidianos em sala de aula.
Vicente Paulo Batista Dalla Déa - Universidade Estadual de Goiás GO – Mestrando do Programa Interdisciplinar de Ensino em Educação Básica/Universidade Federal de Goiás.
Gleisson Roberto Neves Mendes - Universidade Estadual de Goiás GO
Hellis Paula Caires Santos - Universidade Estadual de Goiás GO
Viviane Gomes Barbosa - Universidade Estadual de Goiás GO
Vanessa Helena Santana Dalla Déa – Universidade Federal de Goiás GO